(19) 3842.7328  |  (19) 3842.7185   contato@valedoouroverde.com.br Visite nossa página no Facebook

Nosso Cafezal

Na propriedade são produzidos Cafés 100% da Espécie Arábica, das variedades de porte baixo: Catuaí, Catucaí, Tupi e Obatã, ideais para áreas montanhosas, evitando-se assim a utilização de escada no momento da colheita.

O Café da Espécie Arábica é exigente em seu cultivo principalmente em relação a altitudes acima do nível do mar, temperaturas médias, tratos culturais e chuvas ou irrigações regulares.

Nosso processo produtivo obedece a padrões de sustentabilidade, seguindo três pilares principais:

  • Meio Ambiente: preservação da fauna, flora, solo e água (nascentes, córregos, rios e lagos)
  • Práticas Sociais e Culturais
  • Aspectos Econômicos: rastreabilidade e valorização do produto

A perfeita combinação geográfica, climática, dos cultivares e do manejo artesanal e sustentável da lavoura com foco na preservação do meio ambiente, confere aos grãos Vale do Ouro Verde características diferenciadas de aroma, sabor e baixa acidez.

Tratos culturais
Periodicamente são realizadas análise e correções do solo, adubações via solo e foliar, roçadas, podas, desbrotas e pulverizações, com o objetivo de manter a produtividade e a qualidade dos grãos.

Colheita
A período da colheita ocorre entre os meses de junho a setembro, porém em março inicia-se a sua preparação, arruando-se ou coroando-se os pés de café e verificando toda a infraestrutura, os utensílios e equipamentos que serão necessários, tais como: peneiras, panos, rastelos, terreiros, secador, tulha, carrinho dosador, rodos, trator, carreta, etc.

A colheita é manual, com a derriça do café no pano e envio dos grãos a pré secagem nos terreiros. Posteriormente o café é levado ao secador mecânico para a seca definitiva e armazenado com umidade de 12%.



A beleza do cafezal do Vale do Ouro Verde é inspiradora!
No cenário de paisagens exuberantes ocorreram as gravações da novela Corações Feridos do SBT, exibida em janeiro de 2012. Os artistas misturados aos figurantes, trabalhadores rurais da propriedade e pessoas da cidade, realizaram cenas em meio aos cafezais, brindando a todos com imagens maravilhosas da cultura cafeeira.

Nossa Propriedade

Existem amizades que duram para sempre... A de Nelson Bruni com o café começou em 1980 e hoje o antigo Sítio São João, passou a ser conhecido como Vale do Ouro Verde.

Por que Vale do Ouro Verde?

O nome é, naturalmente, uma referência aos cafezais!
A Natureza exuberante se mistura a Mata Atlântica, em um vale repleto de muito verde e paisagem deslumbrante.

A propriedade está localizada em Serra Negra-SP, cidade reconhecida na produção de cafés especiais, na região da Serra da Mantiqueira - baixa Mogiana, rica em nascentes de água mineral e altitude média acima de 1000 metros do nível do mar, valorizando ainda mais as caracteristicas do Café Arábica produzido na mesma.

Imagens produzidas por: Roseli Bruni Desenvolvido por Frequência